quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Marco Zero ganha loja exclusiva de bebidas pernambucanas


A Loja de Bebidas de Pernambuco será inaugurada nesta quinta-feira (15/09) pelo governo do Estado


A cultura e a economia pernambucanas ganharão mais um espaço no Bairro do Recife com a inauguração da Loja de Bebidas de Pernambuco no Marco Zero. 

O espaço contará com aproximadamente150 rótulos de marcas produzidas exclusivamente no Estado, entre cervejas, vinhos, cafés, cachaças e destilados.




A loja ficará ao lado do Centro de Artesanato de Pernambuco e da Loja de Moda Autoral, espaços já reconhecidos como polos turísticos e de evidência da economia criativa pernambucana. O novo empreendimento é uma iniciativa do governo de Pernambuco para reforçar a política estadual de apoio ao setor, coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - Adepe, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC).

Para marcar a inauguração da loja de Bebidas de Pernambuco, haverá degustação de alguns rótulos das bebidas comercializadas no estabelecimento. Além de uma programação cultural com o Som na Rural, comandado por Roger de Renor, com muita música pernambucana das 16h às 19h.


Conheça o espaço

A loja chega para fortalecer o setor que conta com uma grande diversidade de produtos sendo vetor de força produtiva e geração de renda em Pernambuco. 

Confira o depoimento de Márcia Souto, diretora de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado, Adepe.

“Bebidas tem um mercado forte em nosso estado. É parte, inclusive, do nosso patrimônio e identidade cultural. É reconhecido dentro e fora do País e carrega nossa identidade. A loja de Bebidas é uma grande vitrine para visibilizar nossas marcas fortalecendo ainda mais o setor. É importante destacar que estamos no melhor ponto da cidade, que é o marco Zero. Um lugar bem especial para reunir rótulos de várias regiões do estado”.

A produção vem desde o Sertão até o Litoral, com marcas que foram selecionadas por meio de uma curadoria após edital de chamamento público. Um processo que foi feito em construção coletiva e com várias associações de bebidas pernambucanas.  Participam da curadoria o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco - VINHOVASF; Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais - APECERVA; Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte - APROTAQ; Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura - APAR. 

Os cafés de Taquaritinga do Norte, Agreste do estado, reforçam o tradicionalismo da região no plantio, torra e comercialização dos grãos.

Da região de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, chegam as premiadas cachaças Sanhaçu, cujo engenho é o primeiro do Brasil a utilizar energia solar na produção das bebidas, bem como a tradicional empresa Engarrafamento Pitu, com 80 anos de atividade e que apresenta sua aguardente e suas cachaças para o mercado internacional costumeiramente. 


A Loja de Bebidas de Pernambuco conta com mais duas cachaças premiadas, a Capibarim, de Aliança, também na Zona da Mata, e a Tabocas, de Belo Jardim, no Agreste. 

Entre as cervejarias de Pernambuco a loja contará em sua carta de bebidas com várias marcas produzidas no Estado. Muitas foram premiadas no Brasil e internacionalmente. 

São marcas consolidadas no mercado cervejeiro que merecem ser conhecidas pelos turistas. Os pernambucanos apaixonados por uma boa cerveja podem desfrutar de um novo espaço para degustação e aquisição de novas marcas. Conheça algumas: Babylon, Capunga, DeBron, Duvália, Ekaut e Risoflora.







A Loja de Bebidas de Pernambuco chega como forma de reconhecimento para os produtores locais. Ao ampliarmos o canal de vendas em um ponto estratégico como o Armazém 11, nós damos oportunidade para esses pequenos empreendimentos. Segundo levantamento da Adepe, hoje o estado reúne 173 produtores artesanais de bebidas, entre cultivo de café e subprodutos, fabricantes de aguardente de cana e bebidas destiladas, cervejas, chopes e malte”, detalha o presidente da Adepe, Roberto Abreu e Lima.


Números:

Segundo dados da Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais (Apecerva), o estado hoje conta com 14 marcas locais de cerveja e chope artesanal, entre indústrias, cervejarias ciganas e brew pubs. A produção mensal gira em torno de 600 mil litros, sendo 80% distribuídos em Pernambuco e 20% pelos demais estados do Brasil. 

A Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar) revela que o estado é o segundo maior produtor e exportador de cachaça do país e a bebida está entre os quatros destilados mais consumidos no mundo. Em Pernambuco, estima-se que sejam gerados mais de 4 mil empregos diretos e indiretos durante o período de safra da cana-de-açúcar. 


Canais de divulgação e informações:

Instagram - @bebidasdepernambuco

Assessoria de Imprensa - Dani Acioli (81) 9 9999.1358

Próxima quinta-feira (15/09) - Armazém 11 - Marco Zero

O evento contará com a participação do Som na Rural comandado por Roger de Renor  (16h às 19h).


Fotos / Créditos

Foto 1 - Andrey Lucas @andreeylucas

Fotos 2 a 9 - Arquivo da Coluna Web Gourmet (Eduardo Gazal)


* Conteúdo inadequado para menores de 18 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário