Primeira publicação: Coluna Web Gourmet, Portal NE10 - Dezembro 2018
Segunda publicação atualizada: Coluna Web Gourmet e Site Compartilho Gastrô - Dezembro / 2021
Neste fim de ano experimente presentear um amigo ou parente querido, que aprecia uma boa bebida destilada, com uma nova Cachaça para sua coleção ou degustação imediata.
Esta é a dica para os leitores de nossa coluna. Elencamos algumas informações que obtivemos em conversas com especialistas e consultas a organismos especializados em promover a bebida.
Existe hoje a preocupação em colocar a Cachaça no mesmo patamar dos whiskies e runs, por exemplo, buscando reconhecimento internacional para nossa bebida.
Estão envolvidas organizações privadas e governamentais, grandes fabricantes e produtores artesanais. O reconhecimento da Cachaça é tratado de forma muito profissional.
E motivos não faltam. A Cachaça pode receber inúmeras possibilidades de enobrecimento, transformando o destilado do Brasil em uma bebida que deve ser reconhecida no mercado local e internacional.
A Cachaça permite inúmeras formas de consumo, seja ele puro ou com frutas.
Os processos de armazenamento e envelhecimento utilizando madeiras, como Jequitibá, Amburana, Ipê e Pau-Brasil, resultam em combinações únicas. Existem relatos de mais de trinta espécies vegetais, que podem fornecer madeira para o trabalho de tanoaria. Veja mais alguns exemplos: Amendoim, Angico, Bálsamo, Carvalho Europeu, Carvalho Americano, Castanheira, Freijó e Jatobá.
Não há limites para as combinações que podemos fazer.
Um pouco de história
Não temos registros precisos sobre o local onde a Cachaça foi destilada, podemos afirmar que a produção começou em engenhos de açúcar localizados na costa do Brasil, provavelmente na primeira metade do século XVI.
Seguindo esta datação, podemos colocar a Cachaça como o primeiro destilado produzido na América Latina, portanto, segundo alguns especialistas, anterior ao surgimento do Pisco, Tequila e Rum.
Saiba mais sobre a história da Cachaça no link abaixo. Trata-se de um documento muito bem elaborado por José Carlos Dantas e Gustavo Krause, publicado no site da Galeria da Cachaça.
https://www.galeriadacachaca.com.br/historia-da-cachaca/
Conheça a importância do nosso destilado
Webvídeo: Cachaça Patrimônio - Conversa com Gilberto Freyre Neto
Veja como a Cachaça é apresentada ao mercado internacional
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) apresenta produtos e serviços brasileiros no exterior, atraindo investimentos estrangeiros em áreas estratégicas da economia brasileira.
Realiza atividades de promoção comercial com o objetivo de fomentar exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros internacionalmente. Organiza missões comerciais, reuniões de negócios e apoia a participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais.
No link abaixo, podemos ver como nossa Cachaça é apresentada aos consumidores de outros países. O site mostra um pouco da história da Cachaça, madeiras utilizadas no seu armazenamento ou envelhecimento e um pouco de mixologia, sugerindo variações da Cachaça com frutas, por exemplo.
O idioma inglês foi o escolhido, mas um tradutor online disponibilizado no site pode ser um recurso para entender a publicação do IBRAC, juntamente com a Apex-Brasil.
Compras
Em Recife, recomendamos os mercados públicos, alguns exemplos: Mercado de Boa Viagem, Encruzilhada e Madalena.
No Mercado Público de Boa Viagem recomendo um fornecedor especializado. Anote o endereço:
Cachaçaria Boa viagem
Avenida Conselheiro Aguiar, 4834 - Box 214
Fone: (81) 9.9739-8300
Trabalha com aproximadamente 200 rótulos de cachaças e aguardentes provenientes de todas as regiões do Brasil.
Nas outras cidades da Região Nordeste, e, nos casos em que a necessidade de compra for mais exigente, aconselhamos o site da "Galeria da Cachaça", onde é possível encontrar ou encomendar o destilado produzido nas principais regiões do Brasil. Atualmente as entregas podem ser efetuadas em todo o território nacional.
Galeria da Cachaça
http://www.galeriadacachaca.com.br/index.php
Fotos: Eduardo Gazal - Cachaçaria Boa Viagem (Dezembro / 2021)
* Conteúdo inadequado para menores de 18 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário